Páginas

sábado, 12 de setembro de 2009

MATAMBRE

O matambre tem seu nome originado do espanhol – “mata hambre” (mata a fome), pois quando um bovino é abatido a primeira peça de carne que se retira é esta – “manta” - que envolve a costela.
Foto - Carlos Baldo
Quando se compra costela, o matambre é a tira de carne de cor rosada que a envolve, e que deve ser preparada separadamente. Pode ser preparada na grelha ou no espeto, cortada em tiras finas e servida como aperitivo para o churrasco. Outro preparo excelente é enrolar o matambre e recheá-lo com legumes, lingüiça e ovos, azeitonas.

Um grande truque depois de temperar e rechear a manta é enrolar em papel celofane, intercalando com colheradas de manteiga. È como fazer um embrulho de presente, neste ai, fiz o embrulho utilizando 4 folhas de papel. E por fim, amarrei com barbante para fixar durante o tempo de forno.

Ao final, do cozimento no forno, abre-se o pacote como se fosse um casulo, e em seu interior, uma macia e suculenta carne recheada. O bom deste processo é que não perdemos a suculência da carne e seus nutrientes ficam ali, compactados. Não se espalham pela assadeira e não se evaporam ou queimam ao forno. O tempo de preparo depende do tamanho da peça de carne. Para este de 01 kg e 600 grs, foram 2 horas e meia de forno nédio (+- 180º).

1 comentários: