Páginas

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Zimbro

Nome Cientí-fico

Juniperus communis
Esta planta assemelha-se ao pinheiro, e pode chegar a 5 metros de altura.
Foto - Carlos Baldo
Suas folhas, (como as do pinheiro), são pontiagudas, suas flores, verde-amareladas, e os frutos, de sabor entre o adocicado e o amargo, são redondos e escuros em formato de bagas carnosas que nascem verdes, e quando amadurecem (após três anos), tornam-se pretas, as quais possuem em seu interior três sementes extremamente aromáticas e de sabor marcante. É designado vulgarmente como cedro, genebreiro, junípero, junípero-comum, zimbrão, zimbro, zimbro-anão zimbro-comum, zimbro-rasteiro e zimbro-vulgar.

A casca é lisa em ramos pequenos, com menos de 1 cm de diâmetro, exfloiando em ramos maiores. O
fruto consiste em gálbulos pruinosos, de 6 a 9 mm, negros quando maduros - e que podem ser usados para produzir a bebida designada como "genebra" (do francês genièvre, que designa os gálbulos) ou gin,e também o Steinhaeger. Em Portugal, encontra-se, sob a forma da subespécie nana, nos pontos mais altos da Serra da Estrela e da Serra do Gerês.

Aoma & Sabor

O aroma e sabor extremamente marcante vem das sementes e é levemente adocicado.

Origem
Originário da Europa temperada e da Ásia.

Propriedades:
- anti-sépticas (fruto)
- calmantes (fruto)
- digestivas (fruto)
- diuréticas (fruto)

- Obs: por conter componentes tóxicos, não deve ser ingerido por gestantes ou lactentes

Partes Usadas:
Fruto e sementes.

Formas em que se encontra:
Pode ser encontrado em pó ou desidratado, no entanto as suas bagas frescas podem ser adicionadas aos alimentos, inteiras ou moídas.

Como conservar:
Para conservar a intensidade do seu aroma e sabor, guarde este fruto em recipientes de vidro hermeticamente fechados, ou em embalagens plásticas próprias para alimentos.

Curiosidades místicas:
O aroma do óleo essencial do zimbro combate o nervosismo, medo, preocupação desgostos, perturbação mental, acesso de fobias e sono agitado.

O gim inglês recebe o sabor único dos frutos de zimbro. Respeite a quantidade solicitada nas receitas, pois seu sabor é muito forte e prejudica o resultado do prato quando em excesso.

Uso Gral:
É muito usado como aromatizante de bebidas, como o gim, além de tempero para vários pratos.Na cosmética, é usado no tratamento de acne, ferimentos, infecções, eczemas e celulite.

O aroma e sabor extremamente marcante vêm das sementes e é levemente adocicado. Zimbro desempenha um papel absolutamente único ao trazer refrescância aos pratos. Além de aromatizar os pratos, ele, por seu efeito adstringente, diminui a gordura das carnes de caça, assim como das carnes de pato e porco.

O seu sabor intenso vai bem com carnes pesadas, como as de caça: perna de cordeiro assado, vitela, coelho, veado e javali. Zimbro se mistura bem com outras ervas e especiarias, principalmente tomilho, sálvia, orégano, manjerona, louro, pimenta-da-jamaica, cebola e alhos.

Geralmente, pode muito bem ser utilizados em qualquer prato que exige álcool. Sobremesas de frutas, tais como maçã e pêssegos em conserva, também harmonizam com seu sabor, assim como conservas, marinados, carne de porco e aves.
Uso indicado em alimentos:
- conservas
- marinados
- carne de porco
- aves

Nomes em outras línguas:
-Inglês: Juniper
-Francês : genièvre
-Italiano: ginepro
http://gourmet.ig.com.br/noticia/2009/01/13/zimbro+3342961.html

http://www.sensibilidadeesabor.com.br/zimbro.html

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

0 comentários:

Postar um comentário