Páginas

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Redonda de berinjela e acompanhantes





Foto - Carlos Baldo
Quebrando o paradigma de que as tortas de pão de forma tem de ser retangulares, surgiu a Redonda, sem o pão de forma redondo.

Como as demais, é montada em camadas. Esta eu fiz um recheio de beringela com cebola e alho para a camada de base. Uma segunda camada com queijo mussarela ralado e ricota peneirada.

Esta é outra técnica que eu já adoto a muito tempo é a de passar pela peneira bem fina, a ricota. Qualquer massa assim fica muito mais leve e mais maleável para o trabalho.

Adicionei um pouco de maionese para dar liga e o tratamento de borda. Tratamento de borda é levar o recheio para as extremidades, formando uma cova no centro.


Foto - Carlos Baldo
Como a montagem foi feita em uma forma redonda de fundo removível, fica muito bom de trabalhar. Neste vazio, foi colocado um refogado de sobre-coxas de frango desfiadas com tomates e ervas.

Usar Sobre-coxas, deixa o recheio mais úmido, a carne é mais macia também. Nada contra peito-de-frango, mais é a minha preferência para este tipo de preparo.

O recheio é depositado como em uma cova. Adicionei também um pouco de ervilhas, cerca de 1/3 da lata.
Sobre esta camada foi a última de pão e uma cobertura leve de maionese, só para umidificar o pão e dar aderência a cenoura ralada e o restante das ervilhas.



Foto - Carlos Baldo

Uma hora e meia de geladeira, esta firme para ser desenformada e servida como um lanche mais reforçado.

0 comentários:

Postar um comentário