Páginas

terça-feira, 28 de julho de 2009

San Arnold – O santo da Cerveja


Um Santo muito especial. Uma história que encontrei faz alguns anos e quero compartilhar com vocês.
San Arnold nasceu em uma proeminente família austríaca no ano de 580. E já nestes tempos os austríacos eram famosos pelo seu amor a cerveja e admirados por sua destreza na fabricação da cerveja.

A cerveja era um orgulho tradicional austríaco que o jovem Arnold não desperdiçou.
Sendo jovem, Arnold se ordenou e aos 32 anos lhe deram um pequeno bispado e no ano de 612 foi nomeado Bispo de Metz (França).

Dizem que passou sua vida advertindo aos camponeses sobre o perigo de beber água. A água naquela época era bastante perigosa para o consumo, especialmente em tavernas e vilas. Coisas feias, ele dizia a seus discípulos. A cerveja por outra parte era totalmente segura, Arnold sempre dizia isso aos seus fieis. Atribui-se a ele a seguinte frase: “Do suor do homem e pelo amor de Deus a cerveja chegou ao mundo”.

Basta dizer que o povo amava o padre Arnold.
No ano de 627 San Arnold se retirou a um monastério perto de Remiremont, França, onde morreu e foi enterrado no ano de 640.

No ano seguinte os moradores de Metz pediram que San Arnold fosse transladado para esse povoado que tanto o amavam. O trajeto foi longo, seco e cansativo.

Dizem que quando a procissão passava pelo povoado de Champignuelles, a procissão cansada entrou em uma cantina e pediu sua bebida favorita – A cerveja. Com muito pesar, lhes foi informado que só restava um jarro e teriam que dividir.

O milagre foi que todos beberam deste jarro e a cerveja deu para todos saciar a sede.

Cada santo necessita de seu milagre. E a Igreja Católica reconheceu a San Arnold como o Santo dos cervejeiros.

Publicado por Ruben Alvarenga
Texto original em espanhol.

1 comentários:

  1. Eu tenho um pilão igual a este de bronze, era da minha avó ela chegou da Espanha dia 18/3/1914.
    Divina Peralta Serrano.
    divinaperalta5@gmail.com

    ResponderExcluir