Páginas

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Lulas recheadas com queijo reblochon


Lula é sempre uma boa pedida. No arroz, frita em aneis ou grelhada, e nessa versão também ficaram muito boas. Elas foram marinadas e recheadas com o Queijo Reblochon. Valeu a pena. Reblochon (França) - É um queijo Tradicional Francês das montanhas da Savoie, situadas entre a França, a Suíça e a Itália. Ideal para ser fabricado com o leite Jersey, sua massa de cor amarela marfim, é delicada e seu sabor nos transporta às típicas essências alpinas e aos seus lindos e perfumados pastos. Com essa matéria-prima, fermentos especiais e um processo de fabricação artesanal, baseado em pequenas quantidades e rigoroso controle de higiene, é gerado um queijo com características muito agradáveis e únicas. O delicado processo de produção e a típica maturação, chamada "affinage" em câmaras com alta umidade, dão a este pequeno queijo, um aroma especial. Através de lavagens diárias, a sua casca fica úmida, e se forma um revestimento avermelhado/marrom. No final da maturação, ele permanece num ambiente seco, onde continua este processo, e, posteriormente, é acondicionado em câmara fria. É indicado retirar a casca para degustar seu máximo aroma e sabor.
Disponível nos sabores:
"Lavado""Original"

O Reblochon é um pequeno queijo de uns 450g, com forma de um cilindro plano de 14 cm de diâmetro e 3 a 4 cm de altura. Existe também um menor de 9 cm de diâmetro e de 240 a 280 g. São necessários 5 litros de leite para fazer um queijo de 450 g.

O Reblochon é um queijo que traz em sua história cerca de 08 séculos. A origem do seu nome vem do dialeto da Savoie "reblochi", que significa "ordenhar mais uma vez".
Blocher, em patois da Sabóia, significa ordenhar. Depois da saída dos inspetores, eles faziam uma segunda ordenha ou re-blochavam e obtinham um leite bem gordo que usavam imediatamente para fazer um queijo de massa mole para uso próprio – de onde o nome Reblochon. Seu nome significa re-ordenha, pois no século 13 em Hautee-Savoie, vale de Thônes situado nos montes de Aravis, os donos de terra cobravam sua taxas com o leite ordenhado, dessa forma as ordenhadeiras deixavam ainda uma parte para terminar. Esse leite re-ordenhado é rico em gordura e faz um creme maravilhoso, próprio para o queijo. Fazendeiros de algumas regiões pagavam aluguel aos proprietários das terras na proporção do leite que tiravam. Os proprietários passavam o verão nas fazendas e controlavam a quantidade de leite recolhida. Passado o verão, eles iam embora e, então, os fazendeiros usavam de um artifício para reduzir suas contribuições: simplesmente deixavam de ordenhar as vacas por completo e, assim, ao final da tarde, voltavam para recolher o leite restante, operação esta que era chamada “reblocher”. . O nome Reblochon aparece pela primeira vez num contrato escrito em 1704, fazendo dele um dos mais antigos queijos franceses conhecidos.Recoberto por uma fina camada cremosa de cor branca e ligeiramente frutada, recomendado com vinhos como o Gamay e os de Savoie. Sua região também foi uma das primeiras a ser uma apelação de origem controlada.

Até o inicio do século XX esse queijo foi também chamado "queijo de contrabando" e sua produção não passava de 40 toneladas por ano. Desde então com o desenvolvimento das estradas de ferro, do turismo e das estâncias de Ski a produção não cessou de aumentar.
Em1958 os produtores de Reblochon foram uns dos primeiros na França a obter um AOC (Apppellation d’Origine Controlée).
O reblochon é um queijo não muito difundido no Brasil, que não tem a fama de um camembert ou um brie, mas que em sua terra natal se presta bem ao preparo de deliciosos pratos da culinária regional.
Sua maturação é de apenas 04 semanas. Estando totalmente maturados, os queijos são submetidos às análises físico-química, microbiológica e sensorial.
Um dos pratos típicos da cozinha de Savoie é a Tartiflette au Reblochon, uma torta preparada com batatas, cebolas, queijo reblochon e vinho branco, gratinada e servida quente, de sabor pronunciado e que é muito bem acompanhada por um vinho tinto seco e encorpado.

O Reblochon é muito apreciado, em composição com outros queijos, em tábuas de queijos e saladas, ou gratinados com batatas.Como aperitivo, antes da sobremesa, acompanhando bebidas quentes ou geladas, o Reblochon é um queijo versátil.




0 comentários:

Postar um comentário