Páginas

sábado, 11 de julho de 2009

SINGEVERGA, o Licor português.

Pesquisar na internet é sempre um prazer e por vezes acaba nos presenteando com momentos fantásticos. Por acidente, navegando pelo Google Earth, acabei por esbarrar numa informação sobre o local de produção deste Licor português.

O que coincidiu com minha viagem a Portugal. Já o conhecia e sabia de sua conceituação pelo Guia Michellin. O Licor “Singeverga” é um licor original, preparado segundo uma antiga fórmula, resultado de longas, pacientes e comprovadas experiências. Destilação direta de espécies vegetais e plantas aromáticas de reconhecidas propriedades balsâmicas e terapêuticas, o que o torna um licor eminentemente estomático e peitoral.

É o único Licor genuinamente monástico, que se impõem pela escrupulosa meticulosidade da sua preparação e pelo seu finíssimo aroma de paladar delicadíssimo.

O Mosteiro de São Bento de Singeverga de ordem beneditina está situado na freguesia de Roriz, concelho de Santo Tirso.


Foi fundado a 25 de Janeiro de 1892 pelo Mosteiro de São Martinho de Cucujães, na casa e quinta homônima. De todo o seu patrimônio, conta-se a tela A Adoração dos Reis Magos atribuída a Tintoretto. Esta obra pode ser contemplada mesmo atrás do altar do mosteiro.

(frente da Igreja do Mosteiro)

O Mosteiro de Singeverga conta ainda com uma coleção de borboletas única na Europa, que pode ser visitada, e com seu famoso licor de Singeverga.


(panorâmica do Mosteiro - pátio externo)
Além da beleza natural da região, o Mosteiro transmite um clima de muita paz aos seus visitantes. Logo na entrada temos a primeira surpresa, o monge que nos atende é deficiente visual e é ele mesmo quem vende o fantástico Licor aos que ali vão a sua procura.

(Lateral e porta de entrada no Mosteiro, onde é feita a venda do Licor)

Também por lá pode ser vista a tela perdida de TINTORETTO. Obra de arte desconhecida durante séculos. A enorme pintura a óleo que representa a Adoração dos Reis Magos, do célebre pintor veneziano Jacopo Tintoretto, que deixou de ser referenciada no século XVIII, encontra-se a salvo no Mosteiro beneditino de Singeverga, em Santo Tirso. É essa a convicção de especialistas que há meses se depararam, por acaso, com a tela de grandes dimensões (cinco metros de comprimento por dois de altura), depois de ter sido colocada na igreja abacial da Ordem Beneditina, parcialmente acessível ao público. O motivo da pintura é o mesmo que relatam autores italianos antigos que estudaram a obra de Jacopo Tintoretto.

(Adoração dos Reis Magos)

Muito há para se saber sobre esta pintura, através de exames técnicos exigidos para a autenticação de uma obra de arte, se a tal se quiserem dispor os monges, seus atuais proprietários, assim como o estudo pormenorizado de restauros que possa ter sofrido ao longo dos séculos. Investigar, principalmente, se a tela passou pelas pinceladas do famoso pintor das igrejas de Veneza do século XVI, ou se saiu da sua oficina, com intervenção de algum dos filhos.

(esta fonte fica logo na entrada do Mosteiro e pessoas vão de longe pegar desta água que tem altissimo grau de pureza).



Como chegar:
Através da EN. 105 em direção a Guimarães. Na freguesia de S. Tomé de Negrelos virar à direita para Roriz (EN. 209-2). Passando o Mosteiro de Roriz encontrará mais à frente um entroncamento para a esquerda (EM. 513) e virar. Descendo a estrada encontrará uma placa indicativa do Mosteiro.




Como dica, indico o Hotel Zé da Rampa, onde comi o melhor Bacalhau a Zé do Pipo. Este fica em Vila das Aves.Perto e caminho na rota de Guimarães, Barcelos....




0 comentários:

Postar um comentário