Páginas

domingo, 2 de agosto de 2009

Uma Belga loira.

Quem me conhece sabe que sou muito resistente às bebidas alcoólicas. Mais não sou de ferro, nem Santo também. Se estiver no inverno ou sob temperaturas baixas, uma bebidinha vai muito bem para mim.

Desta vez foi em Bruges, uma cidadezinha medieval no norte da Bélgica. Não resisti e tomei a famosa cerveja Leffe Blond. E sem miséria fui logo atacando um copo de 500 ml. Tudo perfeito estava em uma cidade medieval, degustando uma cerveja com tradição secular e saboreando um filé ao molho de cogumelos e uma chuva fina esfriando mais a temperatura externa, uns 9°.


Bem, eu estava em Bruges, mais a cerveja é de outra região. E é sobre ela que vão as informações. A origem do local de fabricação da cereja Leffe.

A abadia de Notre-Dame de Leffe foi fundada em 1.152 às margens do rio Meuse, na província de Namur, região sudoeste da Bélgica. O local, chamado Valônia, é umas das três regiões autônomas do país e a língua oficial é o francês. Como em muitos mosteiros da Europa, a abadia fabricava sua própria cerveja. Utilizando conhecimentos e receitas passadas de geração a geração e ingredientes nativos da região, os canônicos desenvolveram uma receita única de Ale.


Com o passar dos séculos, a abadia passou por tempos difíceis. Foi destruída por enchentes, fogo e por tropas durante guerras e revoluções. Após inúmeras interrupções na fabricação de cervejas, os canônicos retornaram a produção em 1952. Atualmente, são produzidos cinco estilos de cerveja Leffe, e a marca pertence à InBev, que continua pagando royalties para a abadia.

A Leffe Blond possui coloração amarelo-ouro vibrante, espuma rica e cremosa. Libera aromas de banana, laranja e coentro. Possui bom corpo, acidez e longa persistência aromática. Devido à facilidade de degustação, ela é uma boa opção para quem quer ingressar no mundo das cervejas abadias belgas. Sua harmonização é convidativa para pratos a base de carne vermelha, ervas e azeite de oliva. Também combina muito bem com queijos macios como gruyère, emmenthal e gouda.

Leffe Blond
Estilo: Abbey (cerveja de abadia)
Volume Alc.: 6,6% ABV
Temp. Ideal: 8-10ºC
Origem: Dinant – Bélgica

Aparência: Dourada, levemente turva, boa formação e média duração de espuma.

Aroma: Frutado, doce, fermento, floral.
Paladar: Malte, doce, uva branca, fermento, amargor final.

Recém chegada ao Brasil, a Leffe Blond é uma Belgian Ale, produzida pela Artois (Interbrew), e trazida ao Brasil pela Ambev. Mais se tiver oportunidade, prefira tomá-la em Bruges ou em qualquer outra cidade da Bélgica.

Eu recomendo.

0 comentários:

Postar um comentário