Páginas

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Kumel



Erva Aromatica.


Carum Carvi - Uma especiaria com sementes castanhas em forma de crescente, utilizada para condimentar bolos, biscoitos, pão, queijo e picles. As sementes de alcaravia também são muito eficazes quando espalhadas sobre legumes cozidos, especialmente raízes, e já são clássicas no repolho quente.


Alcarávia é uma planta herbácea da família das umbelíferas, Carum Carvi L., cujas sementes contêm óleo essencial. É originário da região compreendida entre o centro da Europa e a Ásia e tem-se conhecimento de seu uso pelos povos romanos. As folhas parecem com as folhas da cenoura, suas flores são brancas, pequenas e estão em pequenas umbelas. Seus frutos são pequenos, parecidos com frutos da erva-doce.

Tem, entre outras, as denominações de cominho-armênio, cominho-de-montanha, cominho-dos-prados, cariz, kümmel, cumin, caraway, krishnajira, quirivia, mas não deve ser confundida com o cominho.

Usa-se, sementes, folhas e raízes.

As sementes são picantes e levemente adocicadas e são muito utilizadas na culinária nórdica, que aromatiza queijos, pães e vários preparados salgados, como “pretzels”.

É o tempero mais característico das culinárias Alemã e Austríaca, fundamental no preparo dos licores Wolfschmidt Kümmel, Mentzendorff Kümmel e Gilka Kümmel, da aguardente da escandinávia "Aquavit" e do queijo tipo "Tilsit" alemão.

Têm propriedades medicinais antiácidas, anti-flatulenta, anti-helmíntica, aperiente, aromática, digestiva, diurética, emenagoga, estimulante, estomáquica, galactagoga, laxante, purgativa e é indicada para: afecção do estomago, cólica ventosa, dispepsia, dor dos nervos, estimulador da secreção de leite das lactantes, febres, gases, regular as funções glandulares e respiratórias e equilibrar o processo hídrico, vermes. Deve-se usar com cuidado pois em grandes quantidades pode ser tóxica (carvona).
Francês = carvi, Inglês = caraway, Espanhol = carvi, Italiano = carvi

1 comentários: