Páginas

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Espinafre


O espinafre,(Spinacia oleracea) é uma erva rasteira originária do centro e sudoeste da Ásia, pertencente à família das amarantáceas, cujas folhas são comestíveis. É uma planta anual (raramente bianual), que cresce até cerca de 30 cm de altura. O espinafre pode sobreviver durante o inverno em zonas temperadas. As folhas são alternadas, simples, de ovaladas a triangulares na base, muito variáveis em tamanho, desde 2-30 cm de extensão e 1-15 cm de largura, com folhas maiores na base da planta e menores no topo.

No Brasil, espinafre é o nome popular da planta Tetragonia (Aizoaceae), parecida ao verdadeiro espinafre, mas pertence à outra família botânica.

Cada 100 gramas de espinafre (Spinacia oleracea) contêm:
Calorias - 20 kcal
Proteínas - 2,3g
Gorduras - 0,3g
Vitamina A - 7400 U.l.
Vitamina B1 (Tiamina) - 105 mcg
Vitamina B2 (Riboflavina) - 305 mcg
Vitamina B3 (Niacina) - 0,5 mg
Vitamina C (Ácido ascórbico) - 15 mg
Potássio - 770 mg
Cálcio - 80 mg
Fósforo - 40 mg
Enxofre - 40 mg
Sódio - 25 mg
Magnésio - 7 mg
Cloro - 6 mg
Silício - 4 mg
Ferro - 3 mg
Os Espinafres na cultura popular e controvérsias
O Marinheiro Popeye, figura clássica da banda desenhada, faz frequente recurso dos espinafres, ficando mais forte fisicamente após o seu consumo. Isto é explicado, em parte, pelo popularmente referido grande conteúdo em ferro dos espinafres, que em verdade não é muito diferente de outros vegetais.

Na década de 50, várias crianças foram a óbito, com a causa mortis chamada de a Doença o “branco do olho azul”. Verificada a causa de terem ingerido espinafre batido com leite, com a finalidade de enriquecer o complexo alimentar. O caso foi abafado e os desenhos do marinheiro Popeye continuaram a ser exibidos.

Pesquisadores da USP sugerem que se dê preferência a outras folhosas na nossa alimentação.

O vegetal tem ainda um alto índice de ácido oxálico, que inibe a absorção e um bom aproveitamento desse mineral pelo organismo. Estudos mostram também que o ácido oxálico do espinafre pode interferir na absorção do cálcio presente em leites e seus derivados. Também é possível que o consumo de grandes quantidades de espinafre pode causar um efeito tóxico na pessoa que o ingere.

COMO COMPRAR
O espinafre deve estar limpo, com as folhas de cor verde uniforme, sem sinais de murchamento. Não compre se as folhas estiverem com cor verde-amarelada, ou se as folhas e talos estiverem com pontos escuros. O espinafre já higienizado e embalado deve estar exposto em gôndolas refrigeradas. Verifique sempre o prazo de validade. Depois de comprado, deve ficar pelo menor período de tempo possível fora da refrigeração. Melhores preços são alcançados de julho a novembro.

COMO CONSERVAR
O espinafre deve ser mantido preferencialmente na geladeira, pois tem durabilidade muito baixa. Sob refrigeração, pode ser mantido por no máximo 5 dias. Em condição ambiente, pode ser mantido de um dia para o outro, desde que o maço seja imerso em uma vasilha com água e mantido em local fresco. Antes de colocá-lo na geladeira, lave as folhas, escorra o excesso de água e coloque-o em sacos de plástico perfurados ou em vasilha de plástico rígido.

O espinafre não deve ser colocado no mesmo saco de plástico onde está frutas maduras ou hortaliças como o tomate, pois neste a cor mudará de verde para amarelo mais rapidamente. Para congelar, lave bem o espinafre, seque-o com papel toalha ou deixe escorrer naturalmente. Embale-o em saco de plástico e retire o ar. Pode ser conservado por 30 dias.

COMO CONSUMIR
Antes de cozinhar o espinafre, lave as folhas em água corrente e escorra o excesso de água. A água retida nas folhas, em geral, é suficiente para o cozimento. Se necessário acrescente pequena quantidade de água, de modo a preservar as vitaminas. Cozinhe somente pelo tempo necessário para que as folhas murchem e fiquem macias. Se preferir, cozinhe no vapor, usando uma panela própria ou improvisando com uma peneira colocada sobre uma panela com água fervente. O espinafre também pode ser usado em sopas, suflês, omeletes. É ótimo como recheio ou acompanhamento de massas como macarrão, quiche, tortas, pastéis e assados. Folhas bem novas, podem ser usadas cruas em salada. Para usar o produto congelado, descongele-o em água fervente com sal ou diretamente durante o preparo de pratos cozidos.

DICAS
* Os talos podem ser utilizados em sopas, feijão ou em refogados com temperos e ovos batidos.
* Experimente usar o espinafre refogado, com azeite de oliva, cebola e passas brancas como recheio de sanduíche, com pão integral ou pão francês.
* Temperos para o espinafre: limão, cebola, cheiro-verde.

Os melhores meses para compra

Julho/ Agosto/ Setembro/ Outubro e Novembro

Maria José L. F. Matos — Economista Doméstica — Emater-DFSelma Aparecida Tavares — Economista Doméstica — Emater-DFFausto Francisco dos Santos — Pesquisador — Embrapa HortaliçasMário Felipe de Melo — Eng. Agrônomo — Emater-DFMilza Moreira Lana — Pesquisadora — Embrapa Hortaliças
Embrapa Hortaliças Internet:
http://www.cnph.embrapa.br/


Emater DF geral@emater.df.gov.br

Referências:
Tom P. Coultate. Food: The chemistry of it´s components (em Inglês).
Quinta. Ed. Royal Society of Chemistry, 2009. 488 p. ISBN 978-0854041114 http://www.portalverde.com.br/alimentacao/perigos/espinafre.htm

0 comentários:

Postar um comentário