Páginas

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

É de segunda, mas vira de primeira.


Foto - Carlos Baldo

O cupim. Controversa, provoca discussão, é carne de segunda, mas fica de primeira. Por ser uma carne com muita gordura entremeada, ou marmorizada, é considerado um corte perigoso para a saúde. Depende do ponto de vista e da frequência do consumo. Tudo em excesso faz mal, ou quase tudo.


Acredito que o segredo esteja no preparo para deixá-la menos temida. Podemos começar pela selagem, sem muito óleo. Dar um bom tratamento nesta etapa ajuda bem. Nada de dar banho de óleo na carne. Basta untar até com as mãos.


Preparei um bom pedaço de cupim assim, selei e depois adicionei 06 cebolas pequenas, inteiras, uma cenoura grande, cortada em rodelas grossas, 500 ml de água e uma garrafa de cerveja escura. Usei Bohemia. Acho mais palatável para isto. Em panela de pressão, por 80 minutos. Abri, testei o sal, adicionei mais 01 xícara de água e levei novamente à pressão por mais 20 minutos.


Deixei em repouso, até a pressão reduzir a 0. Abri, corrigi o sal e retirei toda a camada superficial de gordura que havia se formado e fatiei a carne. O Cupim desmancha a carne quase se desfaz.


Depois disto, levei ao forno para mais uma etapa de queima de gordura e 15 minutos de forno a 180º são suficientes.


Esta pronta. Mais sequinha menos gordura e ultra - saborosa.


Uma de segunda que virou de primeira.

2 comentários:

  1. Acho que vou me auto convidar para almoçar um dia na sua casa. Risos, tô babando.
    Um abraço.
    Stella

    ResponderExcluir
  2. Sem problemas. Vindo a BH é só marcar. É sempre um prazer cozinhar para os amigos. Minha mulher sempre diz que eu sou perverso. Não como mas faço os demais se fartarem.
    O prazer de qualquer cozinheiro, chef ou qualquer outra denominação é o prazer de fazer e ver os comensais satisfeitos.

    Um abraço.

    ResponderExcluir