Páginas

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Rabanadas


Foto - Carlos Baldo

Bem, até o dia 06 - Dia de Reis - Estas tentações irão rondar as mesas dos mais glutões. As famosas Rabanadas, ou Fatias Douradas ou Fatias de Paridas são uma tentação quando bem feitas.

Já tive vários desentendimentos em diversas padarias na hora de comprar este pão. Algumas insistem em vender qualquer pão de sal como sendo pão para rabanadas. Não serve.

Características especiais fazem deste pão, a chave do sucesso final. Espessura, altura, perfuração. e é claro a massa.

O tempo de dormência do pão também é fundamental. Essa história de que não tem importância não cola. Altera a cacapacidade de absorção do leite e dos demais ingredientes de seu tempero. O que consequentemente irá alterar na textura final da mesma.

Alguns outros pontos também são fundamentais, tais como: Leite e ovos - nunca gelados. Vinho - de preferência o do Porto. Caso não tenha, utilize um bom cálice de Moscatel e em última instância, o "M" doce.

Canela moída - fresca. Não vá utilizar aquela canela que ficou guardada um ano no fundo do armário. Ela perde propriedades e principalmente o aroma.

Para fritar as rabanadas, nada de encher a frigideira de óleo. Isso não existe. Basta apenas untar e fritar. Outro dia li uma receita que a pessoa indicava 01 litro de óleo para fritar. Um verdadeiro louco para fazer e indicar isso.

Elas são fritas lentamente, até dourar, fogo baixo.

Armazenamento: lembre-se de você utilizou leite e ovos, daí o armazenamento deve ser feito em geladeira. Estes dois são perigosos em se tratando de contaminação e fermentação.

Tempo de armazenamento: no máximo 4 dias em geladeira a temperatura de 5º a 10º.


0 comentários:

Postar um comentário