Páginas

domingo, 28 de junho de 2009

Salmão crostini de gergelim com arroz negro


Este é um prato sem dúvida de grande valor nutritivo. Temos o salmão, o arroz negro, brócolis e tomate, todos com sua parcela de nutrientes altamente ativos no nosso organismo. Ômega 3, licopeno, Complexos vitamínicos e anti-oxidantes do gergelim. Uma combinação agradável e bem palatável. Com alguns toques saboreados no Legal Sea Foods em Boston(Recomendo a quem tiver a oportunidade de visitar, excelente serviço e local), preparei este prato também para agradecer aos Farnham pela hospitalidade. O salmão foi temperado e grelhado com uma crosta de gergelim preto e branco. O gergelim preserva a suavidade da carne e libera sabores durante o processo de grelha. O arroz negro é um arroz de grão curto e meio arredondado, textura macia, sabor e aroma acastanhado e coloração preta. O brócolis cozido e branqueado mantem também sua vitalidade, sabor e cor de verde forte.
Cultivado na China há mais de 4 mil anos, com fama de produto afrodisíaco era chamado de “Arroz Proibido”, pois era consumido apenas pelo Imperador, cabendo a seus súditos somente a produção dos grãos.
No Brasil, a pesquisa teve início em 1994, desenvolvida pelos pesquisadores do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), órgão da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, para as características de solo e de clima paulistas, e batizado com o nome de IAC-600.
O Arroz preto tem 20% a mais de proteína, 30% a mais de fibra, tem menos gordura e menor valor calórico que o arroz integral.
É mais rico em compostos fenólicos que são benéficos à saúde humana, pois são substâncias que previnem o envelhecimento por seu poder antioxidante.
Por ser um produto exótico, é muito apreciado pelos chef’s da gastronomia nacional e internacional.
COMPOSIÇÃO
A película que envolve o grão do arroz integral preto é rica em:
Hidratos de carbono, óleos, proteínas, compostos fenólicos, fibras, cobalto, vitaminas: A, B1, B2, B6, B12, niacina, ácido nicotínico, ácido pantatênico, pró-vitaminas C e E.
VANTAGENS
Valor calórico reduzido.
Evita a formação de resíduos tóxicos que poderiam causar fermentação excessiva (flatulência) ou prisão de ventre.
Evita transtornos metabólicos e dos órgãos, que poderiam levar à obesidade, degeneração celular ou doenças malignas.
Promove melhoria na função celular, no fluxo sangüíneo, na oxigenação dos tecidos e do cérebro, harmonizando as funções dos órgãos internos.
Auxilia na formação do sangue, juntamente com o ferro.
Participa da manutenção e integridade dos vasos e do fluxo sangüíneos.
Previne o envelhecimento precoce, a hipertensão arterial, o diabetes, doenças da pele, além de beneficiar o funcionamento do coração e dos rins.
Fonte informativa sobre o arroz: www.arrozpreto.com.br

0 comentários:

Postar um comentário