Páginas

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Tirando a pele!

Já falei dele aqui mas sempre é bom dar algumas dicas.



Foto - Carlos Baldo

O nosso tomate, que não é uma simples fruta, mas também um marco referencial na história da gastronomia. Verdade, Podemos definir algumas receitas na linha histórica em função da presença deste amigo robusto e corado.

Receitas pré colombianas e Pós. Este colombiana não tem nada a ver com o nosso país vizinho do Presidente Álvaro Uribe Vélez. Mas sim com o marco histórico de Cristovão Colombo no descobrimento das Américas.

O tomate, de origem das Américas só então foi levado para um passeio à Europa e a partir daí passa a ser utilizado na cozinha do velho mundo.

Bem, vamos à dica. Para retirar a pele do tomate, nada de descascar com uma faca. Tomate não é laranja, não é manga, não é batata. Sua pele é delicada e sensível, portanto o correto e mais adequado é utilizar a técnica do corte em cruz e um banho rápido de 6 segundos em água fervente.

Faça sobre a parte oposta ao do pedúnculo, um corte superficial com uma faca bem afiada. Não é necessário fazer um sulco profundo. Mergulhe-o então em água já em estado de ebulição e deixe por somente 6 segundos. Retire e com a mesma faquinha, retire suavemente a pele que irá soltar-se como uma seda da superfície do fruto.

Aí é só retirar a parte do pedúnculo e abrir o tomate. A polta permanecerá tenra e consistente. Este tempo não dá para cozinhar. Retire as sementes se desejar e é só definir o seu uso de acordo com a receita.

Simples e fácil.

1 comentários:

  1. Alem de talento, o que fazer para manter amor e criatividade nesta área??

    ResponderExcluir