Páginas

terça-feira, 18 de maio de 2010

Por que os cozinheiros usam chapéus compridos?


O nome original do adereço é toque blanche ("touca branca", em francês). Ele foi instituído pelo rei da França Luís XIII (1601-1643). Na época do seu reinado e, mais ainda no de seus sucessores Luís XIV e Luís XV, a arte culinária foi alçada a um patamar de tamanha importância que os cozinheiros passaram a ser chamados de officiel de bouche (oficial da boca). Havia ainda, como em todas as outras funções e cargos palacianos, uma hierarquia - que se manifestava no tamanho do chapéu.


O chef de cuisine, que comandava todas as operações, usava um chapéu grande e seu ajudante, um bonezinho. Laurent Suaudeau, famoso cozinheiro francês radicado no Brasil, conta que toda essa história começou com os monges, que, na Europa medieval, foram os principais estudiosos e praticantes da gastronomia. "Era dos monastérios que saíam as receitas mais gostosas da época.


Os reis franceses copiaram a vestimenta usada por esses monges e, sem querer, acabaram popularizando os chapéus decozinheiro em todo o mundo", afirma Laurent.http://mundoestranho.abril.com.br/cultura/pergunta_285894.shtml

0 comentários:

Postar um comentário