Páginas

quarta-feira, 19 de maio de 2010

A minha torta Moka


Foto - Carlos Baldo

Já não sei de onde me foi enviado este texto. Guardei e aqui estão trechos que achei interessantes, principalmente para o dia de hoje.

"Ninguém precisa de uma comemoração especial para transformar um bolo em sinônimo de festa. A magia começa na sua preparação. Aos poucos, o açúcar batido, misturado com ovos e manteiga, forma um creme macio que recebe a pureza das farinhas, o sabor de especiarias e frutas e o prazer do chocolate, sem esquecer, é claro, da leveza do fermento que dá o toque final à mistura. Mistura essa que pode ainda ser servida com cremes, frutas, caldas, coberturas, enfim, com uma infinidade de combinações que encantam os olhos e despertam o paladar.

A origem do bolo está relacionada não com o mundo dos mortais, mas sim com o dos deuses, afinal de contas, o primeiro bolo foi criado na Grécia Antiga para homenagear Ártemis, Deusa da Caça. Naquela época, as velas colocadas em cima da massa representavam o luar que, de acordo com a mitologia, era o instrumento da Deusa para proteger a Terra.

Mais tarde, esse costume atravessou fronteiras e, na Idade Média, chegou à Alemanha, onde foi adotado nas Kinderfest, festas infantis que começavam ao raiar do dia, quando os camponeses acordavam as crianças com um bolo iluminado por velas acesas. Naquele tempo, o número de velhinhas não era igual ao número de anos do aniversariante. O bolo recebia uma vela a mais, como um sinal da luz da vida.

Hoje, o bolo é uma delícia apreciada em todas as partes do mundo. Não é preciso fazer mais aniversário para saborear esse prato divino que vai bem a qualquer hora do dia. Ele pode ser a base de um saboroso café da manhã, se transformar na atração principal do chá da tarde, ou até em uma deliciosa sobremesa. Afinal de contas, como meros mortais, podemos encontrar sempre um motivo a mais para comemorar."


Foto - Carlos Baldo

O fato é que resolvi faze-lo para presentear os meus olhos. E compartilhar com amigos. Com a massa preparada com chocolate ao leite e café solúvel, e recheio de castanhas, nozes e cerejas e framboesas e leite condensado, quatro discos foram sobrepostos sobre este recheio. Fartamente molhado em rum a massa fica perfumada e se contrapõe ao aroma e sabor do café e do chocolate.

A cobertura tadicional MOKA, preparada a base de manteiga, chocolate ao leite, ovo, açúcar, café solúvel e mais um pouquinho de rum, aveludam a superfície, decorada com nozes, framboesas e grãos de café, feitos de chocolate meio amargo.



Foto - Carlos Baldo

Ai esta, o interior desta obra, e detalhes da borda fina da cobertura moka.


Foto - Carlos Baldo

0 comentários:

Postar um comentário