Páginas

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Nhoque de São João. Gnhocchi di San Giovanni



Mês de festas Juninas, panelas sempre no fogão. Em Minas, os fogões a lenha trabalham como nunca. Tradições de brincadeiras, promessas, pedidos aos Santos, quermesses organizadas por manifestações religiosas, acompanhadas de quitutes típicos de cada região como barracas de sorteios, jogos com prêmios, bebidas e típica comida caipira como: milho verde cozido e com uma manteguinha por cima, salsicha ou salsichão assado, espetinhos de queijos, carnes e milho, assados, pamonha de milho verde, vinho quente, quentão, bolinho de mandioca, sonhos, broas de fubá, e por ai vai, numa lista de dar água na boca.

Dai sô veio a idéia de fazê um nhoque de quirera ou canjiquinha de milho. E num é que a coisa teve boa sô!!

Pros cumpadre e pras cumadre ai vaia receita do tar de nhoque de São João.

É facim facim. Ocê pega 02 caneca de chá com quirera (aqui pra nós de Minas é canjiquinha mesmo) e coloca de molho na água pra dá uma amulecica , é só deixar umas 2 horas quetinha lá. Depois leva na boca do fogão com fogo bem baixinho pra cozinha junto com 5 colhe de açúcar. Quando tive bem cozidinha, ocê junta uma latinha de leite condensado, 2 caneca de chá de coco ralado (deixa de sê priguiçoso, rala um coco fresco), 01 caneca de chá de amendoím toradinho bem quebradim também, junta também um vidrim e leite de coco e uma colhe de sopa generosa de manteiga (se fô da roça melhor) e vai dando o ponto igual que nem ocê faz no brigadeiro, inté vê ele desgrudando do fundo da panela.

Dispois de despregado do fundo, tira do fogo e ocê vai coloca num tabuleiro forrado com papel manteiga untado com ela. Derrama essa massa nele e cobre com um daqueles filme plástico pra pode alisar bem essa massa no tabuleiro. Deixa cobertinho assim e coloca na geladeira pra pega corpo.

Dispois de encorpado o nhoque, corta ele em quadradinho igualzinho o tal. da uma rolada nele no açúcar, mais tem de se daquele que os confeitero usa na padaria, um qui parece talco.

Ai ta pronto, coloca no prato o nhoque e derrama o molho que é de frutas vermelhas. Ai ocê termina ponhando um catiquim de queijo Canastra raladim por cima do molho.

Ai ajoelha, reza pra São João e pra otros também da sua devoção pra te protegê, do pecado da gula.

0 comentários:

Postar um comentário