Costolette in salsa di limone e miele con polenta piccante.
Costelinha ao molho de limão e mel com polenta picante.
Preparadas com o mínimo de gordura. Sempre procuro comprar costelinhas mais magras para evitar as tais gorduras. Geralmente prefiro pedaços de no máximo 4 centímetros. Considero mais educado e mais fácil das pessoas tratarem o assunto nos pratos em situações não tanto despojadas.
Se não vierem cortadas pelo açougueiro, e se tiver um cutelo em casa, isto é bem simples. Os ossos são macios e se cortam facilmente.
Feito isto, uma leve passada em suco de limão. Levei a uma panela de revestimento antiaderente, sem óleo. Uma cebola média picada em cubos e 2 dentes grandes de alho bem picados. A própria gordura das costelinhas é suficiente para o processo de fritura.
Após estarem douradas, adicionei o suco de um limão siciliano e meia xícara de mel vermelho de engenho. (os melhores vem do Estado de Alagoas). Adicionei também duas colheres de geléia de pimenta e sal a gosto.
Este cozinento se dá em 45 minutos.
Enquanto isto, em outra panela, 03 xícaras de água fria e 06 colheres de fubá fino. Uma pitada de 03 dedos de sal (uso sempre o grosso), oégano e salsa desidratados. Levei ao fogo baixo por cerca de seis minuitos e depois aumento. É quando o fubá começa a dar liga e encorpar. Neste momento, Adicionei um fio de azeite extra virgem e misturei bastante com um batedor manual (fouet). Adicionei pimenta líquida, uma colher de chá.
O ponto do cozimento das costelinhas é fácil de se perceber. A carme macia, e o molho com um tom acastanhado dourado brilhante e bem incorpado.
Como acompanhamento deste dueto, tomatinhos cereja cortados em 4.
Elementos e ingredientes simples mas que podem ser apresentados com elegância e requinte.
Bom apetite!
0 comentários:
Postar um comentário