Páginas

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Pão de batata!!!

Ainda em fase de recuperação, resolvi testar um fermento mãe preparado pacientemente e o resultado esta ai. Um simpático pão de batata com sementes de gergelim preto.

Este faz parte das minhas tentativas de encontrar o pão ideal após a redução de estômago. Ainda não havia testado a sêmola no preparo.



Para quem gostar e desejar testar , aqui vai a receita. Utilizei quatro batatas de tamanho médio, totalizando 235 gramas. Cozinhei em água com sal e como teste, um fio curto de azeite. Depois de cozidas, com as cascas, passei pelo espremedor umas 4 vezes. Retirei as cascas e reservei o purê.

Junto ao fermento mãe, 60 gramas, adicionei 380 gramas de sêmola di grano duro, um ovo médio para dar liga e 45 gramas de manteiga (pomada), e 01 (uma) grama de sal fino e 50 ml's de água.

Neste ponto, adicionei as batatas em purê e delicadamente fui incorporando tudo no aparecimento de uma massa fofa e elástica. Uma reserva de 60 gramas de farinha de trigo 00 lancei mão para terminar de preparar a massa e desprender totalmente das mãos.

Após o término, em uma assadeira forrada com papel manteiga, polvilhei um pouco de sêmola e coloquei das bolinhas com cerca de 50 gramas cada para crescerem calmamente. Esta receita rendeu 16 pãezinhos e um pão com 410 gramas que foi colocado em forma retangular para bolo Inglês.

Cpmo preparei esta receita a noite e estava com uma temperatura mais baixa, apelei para um procedimento alternativo e bastante antigo e simples.

Quem quando criança não teve em suas mãos um pintinho de galinha para criar???

E lá estava a velha caixa de sapatos com uma lâmpada acesa durante a noite para aquecer o pequenino.

De forma semelhante, coloquei os futuros pães no forno, cobertos com um pano e acendi a lâmpada interna e deixei a noite até o amanhecer.

Uma estufa que propiciou um crescimento homogêneo até a hora de enfrentar realmente o forno aquecido a 200º.

Resultado que após 40 minutos estava concluído.



Modo de uso: Cortado ao meio, uma passada de manteiga e recheado com uma bela fatia de queijo do Reino e uma de presunto, isto levado a um gril. Não tem preço!!!

Ao natural, partido e com uma fatia de queijo minas frescal......

Ou simplesmente aberto e um bom requeijão a escorrer pelas bordas........



Aqui também fatiado rende bons prazeres, com café preto e ou mesmo uma xícara de chá.

Pode fazer, mãos à massa!!

0 comentários:

Postar um comentário