Páginas

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Baba au rhum


Foto - Carlos Baldo

"- Primeiro vamos jantar, Hastings. E só voltaremos a abordar o assunto à hora do café. Quando se trata de comida, o cérebro deve ser escravo do estômago.
Poirot manteve a palavra. Fomos a um pequeno restaurante em Soho, onde era amigo da casa, e comemos uma omelete saborosíssima, filé de peixe, frango e um Baba au Rhum que era uma das paixões de suas paixões." (Treze à Mesa, Nova Fronteira, 2005, pág. 127).

"A origem

Baba vem de babka ou bobka, um bolo típico do leste europeu consumido no domingo de páscoa; a palavra significa “mulher idosa” ou “vovó” nos idiomas eslavos. A invenção do Baba au Rhum é atribuída a Stanislas Leszczynska, rei deposto da Polônia e sogro do rei francês Luís 15. Segundo o dicionário Larrousse Gastronomique isso é improvável, mas talvez ele possa receber o crédito parcial já que tenha partido dele a idéia de embeber um bolo chamado kouglhopf em bebida alcóolica. Gugelhupf ou kugelhupf é o nome alemão do babka.

Outra versão da lenda conta que o rei Stanislas trouxe um baba em uma de suas viagens que chegou ressecado. Seu pasteleiro Nicolas Stohrer resolveu o problema adicionando vinho de Málaga, açafrão, uvas e passas e creme batido. Stohrer fez parte da comitiva que acompanhou a princesa Maria ao palácio de Versalhes, em 1725, quando ela casou-se com o rei francês. Em 1730 ele abriu sua patisserie em Paris. A idéia de usar rum ocorreu a um de seus descendentes em 1835." Estou repassando as informações que uma amiga me enviou.


Foto - Carlos Baldo

Ai estão, os famosos Baba au rhum. Antes de mais nada devo dizer que é uma fonte de caloria bem grande. Mas são deliciosos. Uma sobremesa bem diferente.

Ai eles estão em repouso na calda. Depois deste banho, escorre-se e pode aplicar sobre eles uma flor de creme chantily .

1 comentários:

  1. Eu concordo com o Caco, é uma sobremesa deliciosa e vale muito a pena prová-la. Humm, quando o "baba" é mordido a calda suculenta de açucar com rum vaza e literalmente você baba... maravilhoso.

    ResponderExcluir