Páginas

domingo, 1 de novembro de 2009

O Sr. Porco

Quem é ele????



CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA:

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Família: Suidae
Gênero: Sus
Espécie: S. domesticus

INFORMAÇÕES IMPORTANTES - O porco é um animal mamífero que tem quatro patas, sendo que cada uma delas possui quatro dedos. Possui um focinho cartilaginoso e 44 dentes em sua boca. O porco é identificado com sujeira, pois elimina um cheiro forte pelas glândulas que possuem no corpo. Este animal é uma evolução do javali, que foi domesticado pelo homem há milhares de anos. A pele do porco é coberta por uma espessa camada de gordura. A alimenta-se do porco é constituída, principalmente, de verduras, legumes e grãos.

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:

Peso: varia entre 100 e 500 kg.
Comprimento: em média 1,5 metros (animal adulto)
Período de gestação: 114 dias
Tempo de vida: de 15 a 20 anos
Cor: varia de acordo com a espécie (preto, rosado, marrom claro).

Quando jovem chama-se leitão. Adulto é porco. Para alguns, a carne de porco é bastante indigesta, embora muito saborosa e rica em vitamina B. Pode ser consumida fresca ou salgada. Também o porco é cortado em pedaços, cada um dos quais se adapta a utilizações culinárias diferentes.

Para nós brasileiros é fundamental na feijoada, e em outros tantos pratos como por exemplo o Lombinho com Tutu a Mineira, a Linguiça com Torresmo......É uma carne como todas as outras, requer cuidados de higienização e atenção para o consumo.

É sempre muito bom saber de sua procedência. Por ser um animal criado também por pequenos criadores, estes recebem como base alimentar, o resto de alimentos descartados pelo homem. E as condições de higiene local, nem sempre são as mais adequadas e satisfatórias.

No preparo é sempre bom não pecar pelo pouco tempo de cozimento, não tenha pressa com o Sr. Porco. Cozida, frita ou assada, seja no forno ou em churrascos, temperada e mantida sob refrigeração antes do consumo.

Nem sempre seus cortes são gordurosos ou desaconselháveis aos organismos mais delicados.


Seus cortes podem ser tratados em 6 grandes grupos a saber:

1 – Cabeça: Parcialmente desossada, pode ser preparada assada, com recheio ou cozida.
É usada pela indústria de alimentos para fazer salsicha e outros frios.
2 – Paleta: Um pouco dura, mas saborosa.
Assados ou churrascos.
3 – Lombo: Carne nobre. Lombinho: Inteiro, desossado, bistecas ou costeletas.
4 – Pernil: Uma das melhores partes do porco.
5 – Barriga: Usada no preparo de carnes temperadas e em conserva.
6 – Perna Dianteira: Com ou sem osso.
Assados ou cozidos.

Partindo destes cortes teremos uma infinita variedade de sugestões para saborear este espécime e que nos serve a milênios.

Barriga: dela é retirado o toucinho entremeado que depois de fumado se designa Bacon. Indicada para grelhar ou fritar, temperar outras carnes e saborizar o feijão.

Cachaço: É a parte posterior do pescoço, carne saborosa e indicada para assar, grelhar ou saltear.
Costeletas de fundo: especialmente indicado para cozinhados com molho, serve também para grelhar e fritar.

Costeletas com pé ou vão de costelas: são retiradas as costeletas que se fritam ou grelham. É desta peça que se tiram os carrés.

Entrecosto: depois de se lhe retirar a gordura dá um bom assado, simples ou recheado. Cortado em bocados grelha-se ou frita-se. É muito bom nos cozidos. Salgado ou fumado, dá o Bacon de melhor qualidade.

Folha da pá: Utiliza-se para assar, guisar e em picados. Dá muito boas febras.

Leitão: porco entre as 3 semanas e os dois meses. Assado fica muito saboroso no forno ou em espeto.

Lombada: Quando completa, inclui as costeletas com pé, as costeletas do lombo e os lombinhos.

Lombinhos: encontram-se protegidas pelas costelas das costeletas com pé e das do lombo.

Designa-se também por lombo do coelho.

Lombo: utiliza-se em assados e frita-se em fatias ou cubos.

Pá: composta pela pá composta (indicada para assar, pode também ser enrolada; serve também para estufar e fritar, cortada em fatias)e pelo pernil ou chispe (geralmente utiliza-se guisado, constituindo também um bom bocado para rechear).

Perna: serve especialmente para preparar presuntos. Assa-se inteira, fresca ou de salmoura. Cortada em bocados, serve para fritar, assar e grelhar.

Sela (Bisteca): É uma peça nobre que merece ser assada, grelhada ou frita.

Pés, Orelhas e Rabo: Apuram o sabor de determinados pratos, como a feijoada, por exemplo.

Usado em quase todas as cozinhas pelo mundo. O porco é fundamental também na culinária Filipina, Tailandesa, Chinesa, Italiana, Portuguesa, Espanhola, Alemã e outras tantas.

Mas um segredo em cozinhar receitas nativas com carne de porco como o ingrediente principal está em saber que corte de carne de porco a comprar para um prato nativo particular.

A barriga de carne de porco é um corte sob do lombo. É pródiga com gordura e contem os spareribs com as tiras da carne unidas aos reforços. Esta é uma das partes as mais saborosos da carne de porco e é a melhor para pratos nativos como Sopas (sopa do macarrão), carne de porco Sinigang, e a costeleta nativa Suey da culinária.

1 comentários:

  1. Carlos, adorei esse seu post. E que aula de porco... Tive uma aula na faculdade essa semana e foi exatamente esse o assunto, os cortes do porco, as formas de cocção, etc. Muito bom meu amigo... Abraços.

    ResponderExcluir