Páginas

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Manjubinha


Foto - Carlos Baldo

Aos cervejeiros de plantão. Essas ai ficaram muito boas, segundo os comensais. Eu tentei mas mesmo as suas minusculas espinhas não foram adequadas ao meu novo padrão. Não posso arriscar a ter algo obstruindo mini estômago.
Desta forma, só preparei e fiquei satisfeito ao ver o resultado. Fritinhas, sequinhas e crocantes.

Manjuba (Anchoviella lepidentostole).

“A manjubinha também é conhecida como piaba, principalmente no Nordeste. Peixe de água doce é facilmente encontrado em rios, riachos, sobretudo nas corredeiras. Mas, também é peixe de superfície rasa nos litorais brasileiros.

A manjubinha é feito o lambari, outro peixe de água doce. Peixe pequeno, de no máximo 12 cm de comprimento, tem uma faixa prateada na lateral de corpo.

No Nordeste, as manjubas são bastante frequentes principalmente no litoral do Piauí. Em algumas regiões, a manjuba é conhecida como sardinha-boca-torta. As manjubinhas têm gosto de sardinha, quando fritas. As receitas variam, mas, as mais comuns são de manjubinhas fritas envoltas no fubá ou na farinha de mandioca.”

Vai muito bem com limão e molho de pimenta. Manjuba sem acompanhamento é o ideal e uma evocação das tradições nordestinas acompanhada somente com uma boa cerveja gelada ou uma caipirinha.

1 comentários:

  1. Manjubas com cevejas estremamentes mofadas não tem nada igual.

    ResponderExcluir