Páginas

sábado, 22 de janeiro de 2011

Vida saudável

Vamos aos Verdes e vermelhos!!!



Se possível um dia da semana deve ser dedicado aos verdes e vermelhos e outras cores mais da tão colorida horta brasileita.
De origem asiática e de clima ameno,muitos não sabem,mais as propriedades nutricionais da alface são muitas.


Por ser um alimento rico em betacoteno (provitamina A), vitaminas C,E e do Complexo B., e também rica em fibras, apresentando boas quantidades dos minerais cálcio, fósforo, potássio e ferro torna-se fundamental na nossa alimentação.

Com relação ao seu VC ou Valor Calórico, a cada 100 gramas de alface nos fornecem 16 calorias apenas.


Ainda com propriedades medicinais, por possuir um princípio ativo, que é um calmante muito eficaz, a alface é um alimento indicado para pessoas que têm insônia ou as que são muito tensas e agitadas. Além disso, ajuda a tratar e prevenir anemia (se temperada com gotas de limão, melhora ainda mais a absorção de ferro) e combate os radicais livres produzidos em excesso pelo organismo, protegendo-o de diversas doenças.

Temos assim esta hortaliça dividida basicamente em três grandes grupos:

De fevereiro a agosto temos o seu período de plantio.

a) alface tipo americana: Salinas, Tainá, Great Lakes, etc.
b) alface tipo crespa:
Brisa, Grand Rapids, Vanessa, Verônica,etc.
c) alface tipo lisa:
Elisa, Áurea, Aurora, Floresta, Regina, etc.

Fonte: www.geocities.com



Não podemos nos esquecer da Rúcula. Rica em proteínas e vitaminas A e C. Contém cálcio e ferro. Pobre em calorias.

A rúcula, também conhecida como mostarda persa, é uma planta da família da mostarda e, assim como esta, a rúcula também tem sabor picante, embora seja mais forte e mais amargo.

Na culinária, o uso da rúcula é um pouco restrito devido a seu sabor, tão forte que elimina o dos outros alimentos. No entanto, é um excelente complemento de refeições mais pesadas, como carne de porco. Pode ser preparada crua, em saladas, ou refogada, preparo excelente para recheio de pizzas.

Os nutrientes da rúcula são semelhantes aos da mostarda. é rica em proteínas, vitaminas A e C, e sais minerais, principalmente cálcio e ferro. Também é um excelente estimulante de apetite.

A rúcula é vendida em maços. Quando fresca, as folhas são bem verdes, firmes e viçosas. Se amareladas, murchas ou com pequenos pontos pretos, já não servem para o consumo. Para saber quanto comprar, calcule 1 maço para 4 pessoas (se for preparar salada) e 2 maços se for refogar.

Para conservar a rúcula por 2 ou 3 dias, coloque em saco plástico e guarde na gaveta da geladeira.

É uma hortaliça herbácea da família Cruciferae, anual, de porte baixo, originária do sul da Europa e da parte ocidental da Ásia. Suas folhas tenras são muito apreciadas na forma de salada, em São Paulo e no Sul do Brasil.

É importante, também, no sul da Europa, no Egito e no Sudão. Na Índia, é cultivada em função da pungência e do conteúdo de óleo das sementes; rica em vitamina A e C, potássio, enxofre e ferro, tem efeitos anti-inflamatório nos intestinos e desintoxicante para o organismo humano.

Em São Paulo, as principais microrregiões produtoras são Paranapiacaba, Grande São Paulo, Sorocaba e Campinas, cabendo as duas primeiras quase 90% da produção.

Uma porção de 35gs de rúcula fornece apenas 7 calorias.

Fonte: www.ufms.br

Cheiro verde também é muito interessante para ser salpicado por entre as folhas da salada. Além de serem digestivas enriquecem o valor nutricional que precisamos.
É importantíssimo, lavarmos bem estas folhas e fazer o processo de sanitização, usando uma colher de sopa de água sanitária para cada litro de água. Por 30 minutos, e depois lavar em água filtrada abundande e secar antes de acondicionar em recipientes na geladeira.

2 comentários:

  1. Grande Carlos, gosto de posts com informações nutricionais, curiosidades. Parabéns pelo seu blog, sempre muito bom. Abração.

    ResponderExcluir
  2. Que bom Beto, eu estava meio parado com o Blog, estou retomando e vamos colocar gás. Grande abraço.

    ResponderExcluir