Páginas

domingo, 24 de julho de 2011

Bombom de cottage com damasco turco, Tetê de Moine.



Bombom de cottage com damasco turco, Tetê de Moine.

Uma pequena jóia, uma delicadeza aos olhos do degustador. Pela simplicidade da apresentação e pela generosidade de sabores e texturas aplicadas. O queijo cottage, de suave sabor e cremosidade, foi montado em aro com camada de carpaccio de damasco turco, e coroado por crocante de pão e uva itália pelada, pérola de confit de alho poró e rum rubi de tomate seco. Ao seu lado uma girolle ou piruette de Tetê de Moine.

Tête de Moine é um queijo suíço. Seu nome, que significa "cabeça do Monk", é derivada de sua invenção e produção inicial pelos monges da abadia de Bellelay, localizado na comunidade de Saicourt, distrito de Moutier, na zona montanhosa do Jura Bernese, a-Francês falando área do cantão de Berna.

O queijo é comido de uma forma incomum: ele deve ser cuidadosamente raspada com uma faca, a fim de desenvolver os seus sabores perfumados.

Tête de Moine é atualmente produzido por menos de 10 queijos laticínios da Montanhas Jura área de Porrentruy, Distrito de Franches-Montagnes, ambos situados no Cantão de Jura, bem como em Moutier e Coutelary, no Jura Bernese.

Os monges começou a fabricar o queijo mais de oito séculos atrás. Escritos a partir de 1292 atestam que o queijo dos abades de Bellelay tinha adquirido tal reputação que ele foi usado para pagar os royalties dos criadores de gado para os proprietários das explorações, para regular litígios, sendo oferecido como presente ao príncipe-bispos de Basileia ou até mesmo como moeda. O queijo foi nomeado Tête de Moine dois séculos atrás por soldados da Revolução Francesa, que, tendo expulsado os monges, descobriu as moedas de queijo armazenado no fundo das adegas de grandes dimensões. Eles adotaram a forma de raspagem queijo para consumi-lo com a tonsura de um monge.

O queijo contém leite de vaca vintage e totalidade, ou seja, um queijo com meia-cozidos ou semi-rígido colar pressionado. Seu peso médio é de 850 g, mas alguns podem ir até 2,5 kg. É caracterizada por uma forma cilíndrica de que a altura é responsável por 70 a 100% do diâmetro. É excelente com vinho branco seco, depois de ter sido amadurecida por um mínimo de 2 meses e meio na prancha abeto pequena.

Desde maio de 2001, tem desfrutado de um " Appellation d'origine contrôlée" (AOC). Exportado em todo o mundo, é o cartão de visita da tradição do queijo making-of Swiss Jura.

Em 1982, o Girolle foi inventado, um aparelho que faz com que seja possível fazer "rebite arruelas de Tête de Moine" girando um raspador em um eixo plantadas no centro do queijo. Este aparelho deu um impulso adicional ao consumo deste queijo.

0 comentários:

Postar um comentário