Páginas

segunda-feira, 5 de julho de 2010

E as favas???!!!


Foto - Carlos Baldo

Quem já não escutou a expressão de "mandar alguém às favas"???? Coitadas das favas, levam a culpa por outra coisa e acabam perdendo sua identidade. Estes grãos grandes e saborosos, são quase que completamente esquecidos da mesa dos brasileiros. Pelo menos da grande maioria dos.

Mas quando falamos em Nordeste, estas favas são regiamente reverenciadas e proporcionam os mais saborosos pratos, servidas como acompanhamento, ou como o principal de um prato.

Coisa boa é poder entrar em um supermercado de uma região diferente da qual moramos. Em Maceió, não seria diferente, e por entre prateleiras e gôndolas, lá estavam elas. "As FAVAS", brancas e de tamanho maravilhoso, entre 1,5 cm a 2,0 cm.

Comprei alguns saquinhos. Coisa de maluco por cozinha. Nada de artesanato, mas as favas estariam na bagagem sem dúvida. Não que não se encontre pelas bandas daqui de Minas, mas nada melhor que comprar produtos locais.

Ai a dúvida, como prepara-las? Como servi-las? e a cabeça a mil, buscando uma inspiração.

Até que....... Favas brancas com cous cous e costelinha assada.

Cozinhei um bom pedaço de carne de sol, e depois de cozido, finamente ele foi desfiado. A àgua do cozimento reutilizada no cozimento das favas em panela de pressão.

O Cous cous, gãos de origem italiana, foram misturados com a carne de sol desfiada e uma bela abobrinha, picada em mini bronoise. Refogados em manteiga e azeite de oliva extra virgeme guarnecidos com um belo colar de ervilhas frescas, os famosos petit pois.


Foto - Carlos Baldo

As costelinhas, deixei marinando em vinha d'alho por 24 horas, hidratada por vinho branco, e assadas em forno baixo por cerca de uma hora e cinquênta minutos. Sem adicionar manteiga ou óleo algum. Foram assadas na própria gordura e ao restante do líquido da vinha d'alho. Ficaram macias e sem aquela tradicional aparência gosdurosa e pesada.

Detalhe, sobre o cous cous, coloquei um galhinho de tomilho fresco. Perfume e acabamento.

Acho que foi do agrado dos comensais..!!!!

1 comentários:

  1. Caco, sou fascinada pela apresentação de seus pratos e pelo seu blog ser um bom acervo de receitas. Só com referências ao camarão, 15. Sempre passo por aqui.

    Um beijo.

    ResponderExcluir