Páginas

terça-feira, 15 de junho de 2010

Lembranças mundo afora - Parada em Nápolis

As emoções da descendência italiana sempre falaram mais alto na minha formação. Do macarrão de domingo ás barulhentas reuniões de família, do dia a dia e das datas especiais. Uma descendência dividida literalmente em norte e sul. Da parte do meu avô paterno, o norte de Verona e da minha avó, também paterna, o sul, Cosenza, na região da Calábria.

Infelizmente, não pude ir até Cosenza, mas cheguei até Nápolis. Uma cidade única e de cores e tons indescritíveis. A contar pela chegada aérea, na rota de aproximação do aeroporto de Nápolis, o vôo, nos presenteia com a magnífica visão da cratera magestosa do Vesúvio. Depois, já no plano terrestre, as cores de uma cidade sofrida e abandonada, nos apresenta uma população disposta em uma situação de miséria e abandono social. Uma verdadeira invasão de indianos toma conta das Vias, vielas e becos da cidade. Garrafas de bebida são encontradas aos borbotôes pelas calçadas e pelos jardins públicos.

Mas as cores de Nápolis são maiores, nas janelas, sacadas e varandas dos seus predios. varáis cruzados, calças, vestidos, camisas e outros ascenam para todos, dando boas vindas e adeus aos que passam.

Cortando a cidade pela Corso Umberto I, passando pela Galeria Umberto I, também no mesmo local onde abriga o Teatro San Carlo, na Via de mesmo nome, Chegamos à esquina da Piazza Trieste e Trento. Local onde temos o Famoso Gran caffé Gambrinus com o seu maravilhoso café e os divinos folhados napoletanos, e o baba al rhum, também os bignè, e o exclusivo "Vesuvio" são doces da realização do respeito da tradição napoletana e fruto da "Ópera" e habilidade dos pasticcieri do Gambrinus.

Mas defronte ao Gambrinus, do outro lado da Piazza, Um simpático e convidativo local é também fantástico, O Rossopomodoro - Pizzeria e Tratoria. A verdadeira hospitalidade napolitana ali esta.
Chegamos já fora do horário de almoço, mas assim mesmo, a gentileza se colocou à frente. Uma pasta preparada com frutos do mar: gamberi, calamari, seppie, polpi e cozze.


Foto - Google Eart.


Um endereço que vale a pena ter no bolso. Característico da região, uma tratoria nota 10. Está na rota turística de qualquer um que se aporte em Nápolis. Depois de degustar esta maravilha, recomendo uma caminhada pela Piazza do Plebiscito pegando a Via Console Cesario, indo até o final chegando até a Baia de Nápolis, de onde poderá vislumbrar o Vesúvio imponente e contemplar mar e ceu deste local.


Foto- Piazza Plebiscito - Nápoli


Foto - Fontana del Gigante no Porto de Santa Lúcia - Napoli - Carlos Baldo

0 comentários:

Postar um comentário