Páginas

domingo, 29 de janeiro de 2012

Lombo de haddock defumado e batatas sauté.


Dentre os peixes, o Haddock ocupa lugar de destaque na alta gastronomia sem questionamento. Uma carme super delicada, saborosa e com textura quase que amanteigada em suas lascas. Defumado e com uma coloração dourada bem tênue, este lombo eu preparei temperado somente com sal e pimenta do reino.

A assadeira foi previamente preparada com papel manteiga e sobre ele deitei a peça sobre uma cama larga de cebola cortada em rodelas de quase um centímetro de altura. As batatas foram cortadas em rodelas no sentido longitudinal. E pré-cozidas em água salgada. Usei as batatas Asterix ( as de casca avermelhada) por serem mais úmidas e não ficarem esfareladas após a cocção.

Rodeando as peças de haddock, e tudo em seu lugar, adicionei 150 ml de leite de vava e reguei com azeite extravirgem. Em cada um dos cantos da assadeira coloquei um dente de alho encamisado só para aromatizar as batatas.

Em 22 minutos de forno previamente aquecido a 220º e depois reduzido para 180º este prato estava pronto. Ao servir, só cebolinha cortada em diagonal para guarnecer. Arroz branco como acompanhamento opcional. Só o peixe e as batatas formam um belo prato.





2 comentários:

  1. Interessante a receita. Só não aprovo o uso de azeite. A comida nórdica requer manteiga, ao invés do produto mediterrâneo.

    ResponderExcluir
  2. Lima Pereira, esta receita não é nórdica.

    ResponderExcluir