Páginas

1ª Associação de Chefs do Litoral do Paraná

Recebemos o títulos de Master Chef.

Mignon de coelho

Rolinho de mignon de coelho em laminas de pata negra com portobelo grelhado e aspargos verdes sobre veludo de batatas e gema cozida em baixa temperatura.

domingo, 29 de janeiro de 2012

Lombo de haddock defumado e batatas sauté.


Dentre os peixes, o Haddock ocupa lugar de destaque na alta gastronomia sem questionamento. Uma carme super delicada, saborosa e com textura quase que amanteigada em suas lascas. Defumado e com uma coloração dourada bem tênue, este lombo eu preparei temperado somente com sal e pimenta do reino.

A assadeira foi previamente preparada com papel manteiga e sobre ele deitei a peça sobre uma cama larga de cebola cortada em rodelas de quase um centímetro de altura. As batatas foram cortadas em rodelas no sentido longitudinal. E pré-cozidas em água salgada. Usei as batatas Asterix ( as de casca avermelhada) por serem mais úmidas e não ficarem esfareladas após a cocção.

Rodeando as peças de haddock, e tudo em seu lugar, adicionei 150 ml de leite de vava e reguei com azeite extravirgem. Em cada um dos cantos da assadeira coloquei um dente de alho encamisado só para aromatizar as batatas.

Em 22 minutos de forno previamente aquecido a 220º e depois reduzido para 180º este prato estava pronto. Ao servir, só cebolinha cortada em diagonal para guarnecer. Arroz branco como acompanhamento opcional. Só o peixe e as batatas formam um belo prato.





Rameqin Carnevale a Venezia:Purê de abobora, queijo gruyère e trecê de pimentões


Sempre que alguém solicita algo específico na cozinha os neurônios se agitam em busca de algo que vá satisfazer aos desejos do solicitante. A alimentação dos vegetarianos é uma destas situações à qual temos também de nos dedicar.

Algo que se transforme em sabor, cor e textura, além das propriedades nutricionais adequadas à uma refeição saudável.

Como base desta apresentação, preparei um purê com 3 partes de abóbora e uma parte de batata, leite e gema de ovos sem a pele. Um purê aveludado e cremoso. temperado com sal e salsinha bem picadinha.

Esta é a base do ramequin que foi untado com manteiga e enfarinhado com farinha de rosca.

Sobre o purê, uma camada generosa de queijo gruyère (temperatura ambiente) e sobre este um trecê preparado com pimentões verdes, vermelhos e amarelos previamente assados e a pele retirada. Regado com um bom azeite de oliva, os ramequins voltam ao forno para derreter o queijo e dar um leve brílho característico aos pimentões assados. Cerca de 4 minutos. 120º C.

Decore com folhas de manjericão.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Filé de Badejo defumado ao Mediterrâneo.


Ingredientes:

Filés de Badejo defumado;
Tomates sweetgrape;
Cebola;
Folhas de manjericão
Rodelas de limão siciliano;
Pimenta do reino branca;
Flor de sal;
Azeite de oliva;
Tomilho fresco;
Nirá.
Papel manteiga.
Papel alumínio.

Preparo:
Forre uma assadeira com papel manteiga. Corte a cebola em rodelas de cerca de 0,5 centímetros. Tempere os filés só com pitadas de pimenta do reino branca e flor de sal. Acomode os filés sobes a cama de anéis de cebola. Sobre os filés coloque alternadamente folhas de manjericão e tomatinhos sweetgrape. e termine a sequência com uma rodelinha de limão siciliano. Regue com azeite de oliva.
Abafe com uma folha de papel alumínio e leve ao forno pré aquecido a 180º por 5 minutos. Retire o papel alumínio e deixe mais 8 minutos.
Sirva com as rodelas de cebola por baixo do filé. Adicione o raminho de tomilho para decorar o prato.O líquido do cozimento no forno pode ser utilizado como molho também para os acompanhamentos (arroz branco).

Bom apetite.