Páginas

1ª Associação de Chefs do Litoral do Paraná

Recebemos o títulos de Master Chef.

Mignon de coelho

Rolinho de mignon de coelho em laminas de pata negra com portobelo grelhado e aspargos verdes sobre veludo de batatas e gema cozida em baixa temperatura.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Maarat - O sabor do oriente


Foto - Carlos Baldo

Tanto faz o nome que se dê, Chef, Cozinheiro, Gourmet, Curioso ou outra denominação. O mais importante e gostoso em tudo isso é o nosso momento de inspiração e criação. è a hora de abrir portas e armários e retirar de vidros e potinhos os ingredientes para criar e montar um prato.

Para mim funciona como um momento de pleno extase, sentir os aromas aprisionados nos vidros e poder liberta-los. Combinar , misturar, apreciar.

Admirar a obra pronta e degustar o todo. Parece mágica e no final é mais um prato para saborear com calma, refletindo e deixando a boca embriagada por sabores do mais puro sentimento exótico do oriente.


Foto - Carlos Baldo

A receita vc tem no site:

http://gastronomiaenegocios.uol.com.br/home/cozinha_gen/ver/1653/maarat---sabor-do-oriente-

sábado, 17 de abril de 2010

Mesa de café


Foto - Carlos Baldo

Um dos cuidados ao preparar uma mesa de cafe é o equilíbrio e a dose dos açúcares. Nada muito doce, devemos lembrar de que estamos no final de um evento onde a presença de uma mesa destas é para quebrar o sal e dar conforto gastronômico , promover a saciedade gástrica e não para colocar os comensais em situação de pecado capital (glula).



Entretanto, a gula não é considerada um pecado universalmente; dependendo da cultura, ela pode ser vista como um sinal de status. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Gula).

Foto - Carlos Baldo

Deve-se preferir o chocolate meio-amargo para a confecção de coberturas e bombons. Pela condição de dar este equilíbrio alimentar. Além do que, em recentes pesquisas, ele faz bem ao coração.


Foto - Carlos Baldo

Também o recheio de tortas devem ser mais suaves, devendo ser utilizada as geléias de frutas e se a massa for aromatizada com bebidas, diluídas em água. Lembre-se de que crianças também poderão estar presentes. O pão-de-ló deve ser a massa de primeira escolha, por ser mais leve e conter menor quantidade de farinha.


Foto - Carlos Baldo

Os petit fours sempre presente, podem ter variações multiplas, os com cobertura de chocolate e e os açucarados. Aos que só tomam um cafezinho este é o acompanhamento ideal.Estes aqui são "Arância" criação e produção do Comida do Caco.


Foto - Carlos Baldo

As mini porções de uma boa musse de limão também são ben-vindas. Para os que gostam de um doce mais úmido. A musse de limão trás ao paladar um toque mais cítrico, quebrando o doce dos demais ingredientes. Acompanhado de detalhes em chocolate e frutas exóticas completam a cena.


Foto - Carlos Baldo

Já para os glutões e chocolatras de plantão, um bombom aberto pode fazer a diferença. Estes são diferenciados pela combinação de ingredientes do recheio. Damasco, manga, amarula.


Foto - Carlos Baldo

Aos amantes do exótico, estas mini conchas, trazem ao paladar uma combinação surpreendente, Praliné de amêndoas com especiarías e cerejas.


Foto - Carlos Baldo

E para finalizar, nada melhor que uma boa diversificação nos licores digestivos para agradar a todos. Do mais tradicional Porto, passando pelo aromático e marcante Singeverga dos mosteiros Beneditinos de Portugal aos achocolatados tradicionais Godiva (Branco e Black).


Foto - Carlos Baldo


Foto Carlos Baldo

E ainda para os que querem manter a dieta em dia e não abusar da sorte e das tentações visuais, podem se saciar com grãos de chocolate com café. Leve e suave estes minúsculos grãozinhos deixam ao paladar uma suavidade e um frescor na medida exata de doce e café.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Magret Fran-Thai


Foto - Carlos Baldo

Um casamento diferente, mas que deu certo. O tradicional Magret de pato da culinária Francesa acompanhado com manga caramelada com pimenta dedo de moça da culinária Thailandesa.

Os cogumelos salteados no fundo de frigideira onde foi preparado o magret absorveu o aroma do seu antecedente. As folhas de couve chinesa, temperadas com flor de sal e lascas de Grana Padano, equilibram e harmonizam com o cogumelo salmão e o aspargos, regados em azeite extravirgem e levemente borrifados com vinagre balsâmico.

A receita completa você tem no site :

http://gastronomiaenegocios.uol.com.br/home/cozinha_gen/ver/1634/magret-fran-tha

terça-feira, 6 de abril de 2010

Bruschetta de melanzana ao perfume de alho e alecrim


Foto - Carlos Baldo

Uma variação das famosas e tradicionais bruschettas, uma preparada sem o pão como estrela da situação. Montada sobre uma mini berinjela grelhada. O queijo Brie, suavizou e marcou presença, o tomate concassê e o pimentão assado com alho e alecrim coloriram e perfumaram as pequeninas.

Os leques de cogumelos salmão, harmonizaram a formação do prato, em território delimitado pelos aspargos e os camarões também puxados em frigideira com toques de flor de sal. As lascas de pão sírio, crocantes e torradinhas pela passagem pela frigideira também absorveram os aromas remanescentes.

Publicar postagem

Foto - Carlos Baldo

Fechando o circuito, uma cebola pequena, cortada em pétalas, foi glaceada em calda de maracujá.

A receita completa você tem no site Gastronomia & Negócios: http://gastronomiaenegocios.uol.com.br/home/cozinha_gen/ver/1625/bruschetta-de-m

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Duo amici



Foto - Carlos Baldo

Sabores diversos e resultado expetacular. Brincando com cortes diferentes e origens também, resolvi fazer esta experiência.

Carne de Sol, Costelinha defumada, Toucinho de Barriga, Linguiça Calabresa, temperos e uma extravagante mistura, Cerveja Pilsen e Coca Cola.

Ai esta o resultado. Uma carne totalmente desconstruída. As batatas eu descasquei e dei um toque diferente, torneadas como se fossem peras.

Foram colocadas para cozinhar neste molho, por 5 minutos em pressão. a camada mais externa absorveu a coloração do molho e a interior manteve o tom amarelo da batata.

Os detalhes ficam por conta da criatividade. a batata pera completou a dupla. A tradicional carne com batata em grande estilo e com um sabor fantástico.

A receita completa no site: http://gastronomiaenegocios.uol.com.br/home/cozinha_gen/ver/1613/duo-amici-%28molho-de-carne-acompanhado-de-batata%29